BILA + I3D

Capacitação

Em parceria com a Cooperativa Pirambu Digital, o INSTITUTO INFOBRASIL pretende instalar núcleos do projeto Biblioteca Integrada a Lan House – BILA, que utiliza a tecnologia digital como ferramenta para inclusão social.  Criado em 2007 pelo Prof. Dr. Mauro Oliveira, o projeto consiste em estimular a leitura e a compreensão de textos literários, periódicos e revistas.  Em 2007, a BILA recebeu o Prêmio ARede 2007, na modalidade Terceiro Setor, categoria Organização Não-Governamental. Em 2008, o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, mediante o Prêmio Viva Leitura, como uma das cinco mulheres idéias para a promoção da leitura no país.  A BILA também foi contemplada com o Prêmio ANU 2010, como a melhor iniciativa estadual. O Prêmio é uma iniciativa da Central Única das Favelas – CUFA, que reconhece os projetos de sucesso realizados pelas comunidades do Brasil.

Com essa parceria, o I3d vai captar recursos para a implantação de novas unidades da BILA e  gerir os projetos de inclusão digital  de diversos parceiros.

 

CASE VIVA A VIDA

Como sócio da Câmara Brasil Portugal do Ceará – CBP, o Instituto Infobrasil defendeu a proposta da que a BILA fosse elencada entre os projetos de responsabilidade social da instituição. Mediante o apoio do vice-presidente, José Maria Zannocchi, a CBP solicitou o apoio do Rotary Planalto para a instalação da biblioteca viabilizando assim a primeira reaplicação da BILA na Associação Viva a Vida, sediada na Rua Barra Nova, 100, no Conjunto Tancredo Neves, no Jardim das Oliveiras.

No dia 05 de agosto de 2011, com a participação das instituições parceiras, foi realizada a solenidade de lançamento do projeto.

“O BILA é uma biblioteca integrada a uma lan house onde para cada hora de leitura o usuário ganha uma hora de acesso à Internet. Os usuários são cadastrados e direcionados à biblioteca. Ao final do tempo de leitura o usuário deve entregar para a monitora da BILA a síntese da leitura realizada. Dessa forma, a monitora credita a quantidade de horas de acesso à lan house.” 

 

—Mauro Oliveira, criador do Pirambú Digital

Google+