Projeto BILA é reaplicado no Tancredo Neves

Projeto BILA é reaplicado no Tancredo Neves

PROJETO BILA É REAPLICADO NO TANCREDO NEVES 

 Coordenado pelo Instituto Infobrasil, o projeto Biblioteca Integrada a Lan House (BILA) conta com o apoio da Câmara Brasil Portugal, Rotary Planalto, Associação Viva Vida e Pirambu Digital

Promover a inclusão social e digital de crianças e jovens de 07 a 13 anos incentivando o hábito da leitura Esse é o objetivo da nova unidade da BILA (Biblioteca Integrada a Lan House), que será inaugurada no dia 5 de agosto, às 16 horas, na Associação Viva  Vida, no Tancredo Neves. O evento marca a primeira experiência de reaplicação do Projeto BILA, criado pelo Prof. Dr. Mauro Oliveira e desenvolvido desde 2005 pela cooperativa Pirambú Digital.

Para viabilizar essa iniciativa, o Instituto InfoBrasil articulou uma parceria com a Associação Viva a Vida, a Câmara Brasil Portugal e o Rotary Planalto. Além de um acervo com de cerca 1000 títulos a Biblioteca conta com um laboratório com 13 computadores cedidos pela Associação Viva a Vida. “Inicialmente, serão atendidas as crianças que já estão participando das atividades de reforço escolar. Em seguida, vamos estender o acesso a seus familiares e amigos e logo depois à comunidade em geral, destaca Marluce Aires, presidente do iiiD.

Além dos parceiros citados acima que estão diretamente envolvidos no projeto, estão sendo convidados para a inauguração da BILA + iiiD, representantes da comunidade de TIC, lideranças comunitárias, autoridades e imprensa. O evento contará com a presença já confirmada do Prof. Dr. Mauro Oliveira.

 

O QUE É O BILA + I3D

O BILA estimula a leitura e a compreensão de textos literários, periódicos e revistas, utilizando a tecnologia como ferramenta para incentivar o gosto pela leitura e promover a inclusão sócio-digital. O BILA recebeu do MEC em 2007 o Prêmio Viva Leitura, como uma das cinco melhores idéias para a promoção da leitura no País.

Além da leitura e navegação na Internet, o Bila + I3D, vai desenvolver atividades complementares que estimulem o gosto pela leitura e auto-aprendizagem mediante o uso de  brinquedoteca, games e filmes educativos, ou a participação de Contadores de Histórias e Clube de Leitura e Poesia. O Instituto InfoBrasil atuará na coordenação dessas atividades.

Na avaliação de José Maria Zanocchi, vice-presidente da CBP, a parceria firmada com o Rotary deu a possibilidade de se agregar valor ao projeto criando um espaço especialmente projetado pela arquiteta Marisa Montenegro, dotando o ambiente com a iluminação, mobiliário e infraestrutura que favorecem a leitura. O Rotary Planalto repassou os recursos necessários para a reforma do ambiente e a aquisição do mobiliário

 

SERVIÇO: Estão abertas inscrições para voluntários que queiram apoiar o atendimento da BILA. A Associação Viva a Vida está na Rua Barra Nova, 1000, Bairro Jardim das Oliveiras, Conjunto Tancredo Neves. Informações: (85) 3275.2033 – 8898.0155.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Google+